U-BLOX NINA B302 ACESSANDO LoRaWAN COM CIRCUITPYTHON
O objetivo deste BLOG é demonstrar como é possível utilizar e programar o módulo U-BLOX NINA B302 com a linguagem de Scripts Python. Foi utilizado o módulo NINA B302 (opencpu) para o teste e CircuitPython com programação.
Diferente do NINA B112, o B302 tem uma USB a qual permite que você possa criar um COM virtual e MSD e copiar os programas, graças ao bootloader do time da Adafruit.
A Adafruit foi fundada em 2005 pela engenheira do MIT, Limor "Ladyada" Fried. Seu objetivo era criar o melhor local on-line para o aprendizado de eletrônicos e para a fabricação dos melhores produtos projetados para fabricantes de todas as idades e níveis de habilidade.
LoRaWAN
A especificação LoRaWAN® é um protocolo de rede de baixa potência, área ampla (LPWA) projetado para conectar 'coisas' operadas por bateria sem fio à internet em redes regionais, nacionais ou globais, e tem como alvo os principais requisitos da Internet das coisas (IoT), como bi serviços de comunicação direcional, segurança ponta a ponta, mobilidade e localização.
Altere em Adafruity_usbser.inf, caso contrário, o Windows não vai detectar o CDC (Serial)
USB\VID_1B4F&PID_5289&REV_0100&MI_00
4) Desconecte e conecte a USB no seu PC e os novos drivers serão instalados. Uma COM virtual aparecerá, na figura abaixo, apareceu COM55 e um MSD.
Ou mande atualizar drivers e aponte para o caminho.
A COM é para ser o terminal de comunicação serial com o PYTHON, o MSD (CIRCUITPY) é para transferir o SCRIPT PYTHON
5) Executando um script python
Execute o emulador de terminal Teraterm, abra a COM e tecle CONTROL-D, você verá as boas vindas do Python.
ou utilizares
Mu
Mu Python
Agora há uma ferramenta muito interessante para interagir com REPL, o Mu Python.
Automaticamente ela vai detectar o dispositivo conectado na USB para programação, mas atenção, pegue o VID/PID da serial (USB) criada e edite o arquivo arquivo de configuração do Mu.
vá para
C:\Users\USERNAME\AppData\Local\Mu\pkgs\mu\modes and edit the adafruit.py file, add your VID,PID to the list and save -> reopen Mu
Será necessário agora baixar os módulos (libraries) para executar com programa para acesso à rede a LoRaWAN
Antes que o NINA B302 possa se comunicar com a The Things Network, você precisará criar um aplicativo.
Primeiro, vamos registrar uma conta no TTN. Navegue até a página de registro da conta para configurar uma conta.
Uma vez conectado, navegue até o console do The Things Network. Esta página é onde você pode registrar aplicativos e adicionar novos dispositivos ou gateways. Clique em Aplicativos.
Clique em Adicionar aplicativo.
Preencha um ID de aplicativo para identificar o aplicativo e uma descrição do que é o aplicativo. Definimos nosso registro de manipulador para corresponder à nossa região, us-west. Se você não estiver nos EUA, o TTN fornece várias regiões para o registro do manipulador.
Depois de criado, você será direcionado para a Visão geral do aplicativo. A partir daqui, você pode adicionar dispositivos, visualizar os dados que entram (e saem) do aplicativo, adicionar integrações para serviços externos e muito mais.
Click Register Device
Na página de registro do dispositivo, o ID do dispositivo deve ser uma string exclusiva para identificar o dispositivo.
A chave do aplicativo será gerada aleatoriamente para você pelo TTN. Selecione o EUI do aplicativo (usado para identificar o aplicativo) na lista.
Em seguida, vamos mudar as configurações do dispositivo de Ativação Over-the-Air para Ativação por Personalização. Na Visão geral do dispositivo, clique em Configurações.
Na tela de configurações, altere o Método de ativação de OTAA para ABP.
Em seguida, mude a Largura do contador de quadros de 32b para 16b e desative as verificações do contador de quadros. TTN exibirá um aviso, ignore-o e clique em Salvar.
8) Coloque os dados TTN no código CircuitPython e execute
Nenhum comentário:
Postar um comentário